terça-feira, 17 de agosto de 2010

O café é um bem ou um mal???

Muitos de vocês conhecem minha paixão por café. Não consigo ficar sem algumas xícaras por dia... Após as refeições, no meio da tarde com biscoitinhos e às vezes até à noite; pode ser o mineiro (de coador) ou um espresso bem tirado.
São muitos os tabus que cercam essa bebida de sabor agradabilíssimo desde tempos imemoriais, mas falando francamente, para mim ela é fundamental.

De alguns anos para cá o café deixou de ser o vilão para se transformar em uma bebida com "grife"... de preferência acompanhado de uma boa leitura.

Seus compostos, ainda poucos estudados, após a torra adequada, formam novos compostos que possuem diversos efeitos contra o diabetes... pasmem!!!... o câncer, a depressão e até o alcoolismo. Sabemos ainda que pesquisas epidemiológicas fizeram uma relação positiva entre o consumo regular de café e menor incidência da doença de Parkinson e que algumas doses diárias podem diminuir o risco de cálculos na vesícula biliar dentre outros. (Fonte: Café&Saúde)

Resumindo, pois ainda há muito que se falar da minha bebida preferida, o café estimula o sistema de vigília, aumenta a concentração... vejam vocês como cai bem quando costuramos ou precisamos escrever algo. Não consigo lembrar de uma "patchahólica" que não mencione o prazer desse hábito. Além do mais é "très chic"... em companhia agradável então, o que dizer???
Vamos lá??? Que tal um 100% arábica de óitima qualidade???

Uma receitinha espetacular:

Café com especiarias:
Coloque no coador, além do pó de sua preferência... chocolate em pó, erva-doce, cravos, canela e pitada de gengibre. Experimentem e depois me contem.

Ah! Não joguem fora a borra do café. Ela serve para cobrir os pratinhos das plantas que temos em casa, pode-se jogá-la inclusive nas folhas, especialmente nas bromélias (que acumulam muita água), pois além de excelente adubo ainda inibe a proliferação do mosquito da dengue. Genial, não???

Um comentário:

  1. Café é uma bebida sempre bem vinda e acredito que não faça mal algum a não ser para uma bela gastrite, mas assim que for curada volte ao café!
    Existe uma bela novidade dos cafés Melitta, são os sabores do Brasil como o café do Cerrado, Mogiana, da Fazenda (o meu favorito :D), Sul de Minas... já experimentei todos e indico a você também! Veja:

    http://www.melitta.com.br/

    Beijocas
    :***

    ResponderExcluir